quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Breve Histórico da ACPA

BREVE HISTÓRICO DA ACPA - ASSOCIAÇÃO DE CONSERVAÇÃO E PROTEÇÃO AOS ANIMAIS DE SANTIAGO
          No dia 1º de dezembro de 1993, foi oficialmente criada a ACPA,em Santiago, com sede na Rua Pinheiro Machado , n° 1161.
Anteriormente um grupo de pessoas se reunia no Centro Cultural de Santiago, com a coordenação do sr. Olavo Sobrosa.
          O primeiro presidente da ACPA foi Edgar Dal’Osto, a seguir Leda Camargo e a atual é Maria de Fátima Franki Friedriczewski.
         Membros da associação fizeram campanhas de vacinações em bairros de Santiago, as vacinas eram doações de Veterinárias de Santiago.
         Desde o começo a ACPA concentrou esforços na luta pela criação de um centro de zoonoses pela Prefeitura de Santiago, onde animais  domésticos, abandonados ou feridos, teriam atendimento e acompanhamento sistemático, o que aconteceu em 4 de outubro de 2006.
A partir daí  os membros da ACPA, em parceria com a Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde, promovem Feiras de Adoção, principalmente na Praça Moisés Viana.
         Em 2007, coordenada pela Professora Vera Regina Martins Silva foram feitas palestras em todas as escolas de Santiago, incentivando os alunos a participarem do concurso de redação e após foi editado o livro “Pequenas histórias de amor aos animais” com as melhores histórias criadas pelos alunos, e o livro foi lançado na Feira do Livro em Santiago em 2008.
Houve também a participação nas reuniões de Associações de Bairros de Santiago, incentivando a posse responsável de animais e o controle de natalidade de cães e gatos pelos moradores, nos bairros.
          Atualmente está em andamento o “Projeto Amar e Cuidar – pela saúde dos cães e gatos e seus donos”, com a finalidade de acolher, amar e cuidar os animais de nossa cidade, onde cada cidadão assuma a sua parte de responsabilidade evitando o abandono e sofrimento dos animais.
          A ACPA buscou parcerias com a Receita Federal e a Justiça Federal, para a aquisição de um ônibus, que será adaptado e reformado para se tornar uma unidade móvel que servirá de hospital veterinário itinerante.
                    Para 2011, com a coordenação da Professora Vera Regina Martins Silva, estará em desenvolvimento o Projeto Abate de Animais com Insensibilização, incentivando para que os matadouros evitem o sofrimento de animais ao serem abatidos para servir de alimento aos seres humanos.

Nenhum comentário: